18/12/2017
RSS

Disortografia

shutterstock_138418058É um transtorno específico da escrita.
Está relacionada as questões ortográficas, de gramática e redação.
Não pode ser confundida com um pobre conhecimento da língua.
O potencial intelectual está preservado.
Os erros ortográficos ocorrem devido a dificuldade de converter a letra ao som.
A disortografia é parte do quadro de dislexia, dificilmente ela aparece de forma isolada.

Disgrafia

fundoÉ um transtorno de aprendizagem  caracterizado por uma dificuldade na integração viso-motora.
As informações visuais não são transmitidas adequadamente ao sistema motor.
A criança com disgrafia tem dificuldades em realizar desenhos, copiar símbolos e palavras.
A sequência dos movimentos para escrever determinada letra ou um símbolo esta comprometida, portanto desenhar pode ser uma tarefa difícil.
Na vida diária, fora da escola, a criança com disgrafia pode ter dificuldades em amarrar os sapatos, abrir uma garrafa e outras atividades que exijam um
bom desempenho viso motor.

Discalculia

shutterstock_58262836

É caracterizada por uma grande dificuldade de compreender grandezas numéricas e desenvolver um raciocínio aritmético.
Um transtorno nas conexões do cérebro na área responsável por reconhecimento de símbolos.
A criança com discalculia pode apresentar dificuldades na organização viso-espacial, noções de tempo e distância, senso de direção, direita e esquerda.

fundoDislexia

É um transtorno específico de escrita e leitura de origem orgânica. Uma dificuldade em identificar símbolos gráficos.
Ela não está relacionada à falta de atenção ou a uma inteligência rebaixada.
A criança com dislexia não mantém uma regularidade nas trocas de letras, desta forma ela pode escrever uma mesma palavra a cada momento de uma forma diferente.