18/12/2017
RSS

São muitas as dificuldades que podem ocorrer quando se tem uma Alteração do Processamento Visual. As dificuldades podem ser encontradas na aprendizagem de linguagem, na matemática e nas atividades de vida diária.

As dificuldades no processamento visual também podem estar associadas a:
● dislexia;
● distúrbios de aprendizagem;
● disgrafia;
● discalculia.

Nas atividades de vida diária elas podem ser percebidas quando:

● ao se vestir, não perceber se os sapatos estão invertidos, se a camiseta está do avesso ou de trás para frente;
● dificuldade para reconhecer coisas familiares quando se muda de posição ou ambiente;
● dificuldade em seguir a sequência ao teclar um número de telefone;
● não monta quebra cabeça ou se perde no jogo de bingo ou dominó;
● demora para localizar um objeto na escrivaninha ou achar um amigo no playground.

Na linguagem:

● dificuldade em reconhecer que uma letra é sempre a mesma independentemente de aparecer em tamanhos, cores ou fontes diferentes;
● lentidão em aprender letras;
● dificuldade em discriminar letras semelhantes (p-b, d-q);
● realiza cópias com inversões, substituições e omissões por apresentar dificuldade em reconhecer a sequência das letras (vai – via);
● apresenta déficit na memória visual, acarretando em lentidão no aprendizado de leitura;
● na leitura de um texto pode ter dificuldade na interpretação e falhas na escrita em relação a organização e sequência dos fatos narrados.

Na matemática:

● dificuldade em reconhecer números;
● na compreensão de ordens de grandeza e valor;
● na distinção de formas geométricas;
● na interpretação e execução de gráficos, tabelas e diagramas;
● na organização dos números em coluna e posição na montagem de uma operação aritmética;
● na negligência de alguns numerais, sinais e símbolos;
● na identificação das diferentes notas de valor (dinheiro).